EUA vão abrir centros de pré-seleção de migrantes na Colômbia e Guatemala

A medida, adotada durante a pandemia de Covid-19, permite que o país expulse, por razões sanitárias, muitas pessoas que cruzam ilegalmente a fronteira com o México

Os Estados Unidos abrirão centros na Colômbia e na Guatemala para pré-selecionar migrantes que poderão entrar no país assim que o chamado “Título 42” for revogado em maio. A medida, adotada durante a pandemia de Covid-19, permite que o país expulse, por razões sanitárias, muitas pessoas que cruzam ilegalmente a fronteira com o México.

Em 11 de maio, termina o estado de emergência de saúde pública ligado ao coronavírus nos Estados Unidos. No mesmo dia, o Título 42 será extinto. Isso significa que o serviço de fronteira não poderá mais deportar rapidamente certos migrantes com por razões sanitárias.

O governo de Joe Biden busca então alternativas para evitar as ondas migratórias que devem atingir a fronteira sul dos Estados Unidos, a partir de 12 de maio. A imprensa local dos Estados Unidos informa que há grupos de pessoas no norte do México esperando para tentar cruzar a fronteira assim que o Título 42 deixe de vigorar.

Centros de processamento

Uma das alternativas anunciadas pelo governo Biden é a criação de centros regionais de processamento fora dos Estados Unidos para que migrantes solicitem entrada no país norte-americano.

Inicialmente, os centros de processamento funcionarão na Colômbia e na Guatemala, mas os Estados Unidos estão considerando outros países a partir de onde os migrantes possam solicitar asilo político, programas de reunificação familiar e autorizações de trabalho.

Canadá e Espanha

Outra medida para tentar reduzir o número de migrantes que chegam aos Estados Unidos é o acordo com o Canadá e a Espanha para que esses países aceitem migrantes cujos casos passem por esses centros de processamento.

Desde que o Título 42 começou a ser implementado, em 2020, 2,5 milhões de migrantes foram expulsos e o fim dessa medida pode ter altos custos políticos para Biden em sua aspiração à reeleição.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!