Papa Francisco não vai à COP28 no Dubai, confirma Vaticano

O líder da Igreja Católica teve de adiar novamente compromissos devido a problemas de saúde.

O Vaticano confirmou esta terça-feira que o Papa Francisco não vai à COP28, a cimeira pela ação climática que se realiza no Dubai entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, organizada pelas Nações Unidas.

O cancelamento da viagem surge depois de o Papa ter sentido sintomas de gripe durante os últimos dias, forçando o líder da Igreja Católica a cancelar alguns compromissos. No entanto, o Vaticano garantiu na segunda-feira que Francisco encontrava-se melhor e que iria tentar retomar reuniões e compromissos, incluindo a viagem até ao Dubai.

O Papa tem feito questão de intensificar os seus apelos por justiça climática e por medidas mais ambiciosas para combater a crise climática, sendo que esta seria a primeira vez que o sumo pontífice marcaria presença numa COP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O papa teve vários problemas de saúde nos últimos anos e meses.

Mais recentemente, esteve “um pouco constipado” no início deste mês, mas continuou com todos os seus compromissos conforme planejado.

A saúde de Francisco tem sido motivo de debate desde que deixou claro que estaria preparado para renunciar se a doença o impedisse de fazer o seu trabalho, tal como o seu antecessor Bento XVI fez de forma surpreendente, em fevereiro de 2013.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!