Tribunal internacional emite mandados de captura contra oficiais russos

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje mandados de captura para dois oficiais de alta patente russos acusados de ataques a infraestruturas civis na Ucrânia

Trata-se do tenente-general Sergei Ivanovich Kobylash, que era comandante da Aviação de Longo Alcance da Força Aeroespacial na altura dos alegados crimes, e do almirante Viktor Kinolayevich Sokolov, que comandava da Frota do Mar Negro.

São procurados pelo crime de guerra de dirigir ataques contra objetos civis e causar danos incidentais excessivos a civis ou danos a objetos civis, e pelo crime contra a humanidade por atos desumanos.

Segundo o tribunal, há “motivos razoáveis para acreditar” que os dois são responsáveis por “ataques com mísseis realizados pelas forças sob seu comando contra a infraestrutura elétrica ucraniana”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os crimes de que são acusados terão sido cometidos de 10 de outubro de 2022 até pelo menos 09 de março de 2023, disse o TPI, segundo a agência norte-americana AP.

“Durante este período, houve uma suposta campanha de ataques contra várias unidades de energia elétrica e subestações, que foram realizadas pelas forças armadas russas em vários locais na Ucrânia”, acrescentou o tribunal.

É a segunda vez que o TPI anuncia publicamente mandados de detenção relacionados com a guerra da Rússia contra a Ucrânia, iniciada por Moscovo em 24 de fevereiro de 2022.

Em março de 2023, o tribunal com sede em Haia emitiu um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, acusando-o de responsabilidade pessoal pelos raptos de crianças na Ucrânia.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!