Em menos de 15 dias, agentes penitenciários descobrem novo túnel no presídio 603 em RO

Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso foi inaugurado em junho, em Porto Velho. No fim de outubro, outro túnel foi descoberto pelos servidores da unidade.

Agentes penitenciários do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso, conhecido como 603, descobriram um novo túnel aberto por detentos dentro de uma cela da unidade. De acordo com a coordenação do sistema prisional da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o caso foi registrado na noite de domingo (10).

Conforme a coordenação, oito presos estavam na cela de onde partia o túnel, que já tinha alguns metros escavados. Eles devem ser responsabilizados por dano ao patrimônio público.

Em nota à imprensa, a Sejus informou que foi registrada uma ocorrência na Polícia Civil para apurar as circunstâncias em que os presos conseguiram abrir o buraco e parabenizou os agentes por evitarem a fuga.

Segundo caso em duas semanas

No dia 29 de outubro deste ano, os agentes penitenciários da unidade conseguiram evitar outra fuga de oito apenados. Na ocasião, foram apreendidas barras de ferro usadas pelos detentos na escavação de um túnel.

Cinco meses de presídio

Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1

Presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1

O presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso foi inaugurado no dia 14 de junho para receber 603 presos. Ao todo, são 48 celas, sendo seis delas individuais e seis para pessoas com deficiência.

Segundo o governo, o novo presídio inclui câmeras de monitoramento e controle aéreo, além de quatro salas de aula, biblioteca, sala de informática, ala para dependentes químicos, parlatório, espaço para visita das famílias, consultório odontológico, consultório médico e enfermaria.

Veja a íntegra da nota enviada pela Sejus:

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que durante inspeção de rotina dos agentes penitenciários de plantão, foi detectado um túnel em uma das celas da Penitenciária Estadual Jorge Thiago Aguiar Afonso (603). A Polícia Civil foi acionada para que todas as providências necessárias sejam tomadas, mormente o dano causado ao patrimônio público. A Secretaria de Justiça parabeniza seus Agentes Penitenciários pelo excelente trabalho prestado.