Alerta em Cacoal: Caso de raiva em morcego é confirmado pelo Centro de Zoonoses

O animal foi encontrado em uma escola da zona rural do município e analisado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses em Porto Velho

Um caso de raiva em morcego foi confirmado em Cacoal, Rondônia, segundo informou a Secretaria de Saúde. O animal foi encontrado em uma escola da zona rural do município e analisado pela Unidade de Vigilância em Zoonoses em Porto Velho, com a confirmação da doença em janeiro deste ano.

Diante do caso, o Centro de Zoonoses de Cacoal iniciou uma campanha de vacinação antirrábica em animais dentro de um raio de 12 quilômetros da região onde o morcego foi encontrado, abrangendo também áreas de municípios vizinhos.

A raiva é uma enfermidade viral fatal que ataca o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo humanos. É transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Para prevenir a propagação da raiva, é crucial vacinar pets como cães e gatos anualmente e evitar o contato com animais silvestres.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Centro de Zoonoses orienta a população a notificar a presença de animais silvestres, como morcegos, com comportamento atípico ou sinais de doença, e evitar o contato direto com eles. Em caso de ataque por animais suspeitos, é importante lavar a ferida imediatamente e procurar atendimento médico.

Para mais informações ou para reportar casos suspeitos, os moradores podem contatar o Centro de Zoonoses de Cacoal pelo telefone (69) 3907-4195.