O governador de Rondônia, Marcos Rocha, continua firme no combate aos incêndios florestais criminosos, atuando desta vez com a “Operação Temporã II”, na Estação Ecológica Soldado da Borracha, região entre Porto Velho e Cujubim. A ação, que iniciou nesta segunda-feira (9) é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e busca proteger o meio ambiente e assegurar a segurança das comunidades locais.
Marcos Rocha destacou que a operação, que já vinha atuando no combate aos incêndios florestais criminosos e na preservação ambiental, recebeu um reforço significativo no último dia 8 de setembro, com o envio de 31 bombeiros militares, além de equipamentos essenciais para o combate ao fogo, como seis viaturas de combate, uma viatura administrativa e um caminhão especializado.
O governador ressaltou a importância da união de esforços para combater esses crimes ambientais e proteger o patrimônio natural do estado. A ação reúne o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO), Polícia Militar (PMRO), Polícia Civil (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Departamento Estadual de Trânsito (Detran RO), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO).“O objetivo é garantir a proteção ambiental e a segurança das comunidades atingidas,” salientou.