Governo de Rondônia lança projeto “Estudante Auditor” em Porto Velho

O projeto envolve alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, com objetivo de promover a cidadania ativa e melhoria das condições escolares

Na quinta-feira (27), o governo de Rondônia realizou o lançamento do projeto Estudante Auditor, no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Campus Calama, em Porto Velho. O evento registra o início do projeto, resultante de uma parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que envolve a participação de alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, com o objetivo de promover a cidadania ativa e a melhoria das condições escolares.

O projeto consiste em uma competição gamificada (é uma abordagem que utiliza elementos de jogos em atividades e processos educacionais para educar alunos), e busca engajar estudantes e professores na identificação dos problemas ambientais e de infraestrutura nas escolas, além de fomentar práticas de transparência, controle social, voluntariado, consciência ambiental e prevenção à corrupção. Durante o lançamento, a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini evidenciou que, “o Estudante Auditor é uma oportunidade para nossos jovens desenvolverem senso crítico e responsabilidade cívica, contribuindo para a melhoria das próprias escolas e comunidades.”

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa reforçar valores éticos e combater a corrupção, promovendo assim, a cidadania fiscal e a participação social entre os jovens. “Queremos que nossos estudantes sejam protagonistas na transformação das suas escolas, identificando problemas e propondo soluções que podem ser implementadas por eles mesmos”, salientou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

FASE PILOTO

O projeto vai contar com a participação de quatro unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, na fase piloto, com o envolvimento direto dos alunos do ensino médio, nas atividades propostas. Participam desta etapa:

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jorge Teixeira de Oliveira;

Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília;

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manuel da Costa; e

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Solimões.

CRONOGRAMA

Com previsão para uma série de etapas, o cronograma do projeto começou com o lançamento neste mês, seguido por oficinas de capacitação na primeira quinzena de julho, e culminando com a premiação em dezembro. As escolas, professores e equipes serão premiados com valores em dinheiro e passeios turísticos, reconhecendo o desempenho e incentivando a excelência educacional.

COMUNICAÇÃO

Os interessados podem acompanhar todas as informações, atualizações e regulamentos através do site oficial: https://ava.cge.ro.gov.br/, e do grupo de informes no WhatsApp, que será disponibilizado aos professores orientadores.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!