Governo de Rondônia zera fila de exames de tomografia convencional e com contraste

Pacientes que necessitam realizar o exame devem cadastrar o pedido médico em qualquer Unidade Básica de Saúde

A fila para exames de tomografia convencional e com contraste foi zerada pelo governo de Rondônia. A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas e precisas dos órgãos internos, sendo amplamente empregado no diagnóstico de diversas doenças. Pacientes que necessitam realizar exames devem cadastrar o pedido médico em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Há disponibilidade de vagas nas cidades de Ariquemes, Cerejeiras, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Porto Velho.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após consulta médica nas unidades de saúde, caso seja indicada a realização de uma tomografia computadorizada, o paciente deverá solicitar o exame por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). A convocação para consultas, exames e cirurgias eletivas é feita por telefone, com base nas informações fornecidas pelo paciente no cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, é fundamental manter os dados atualizados.

Os exames de tomografia estão sendo realizados em redes particulares conveniadas com o governo de Rondônia. Para agendar o exame gratuitamente, o paciente deve cadastrar o pedido médico em qualquer posto de saúde. O agendamento é realizado com base na prioridade clínica de cada caso.

ATENDIMENTO EFICIENTE

Para o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, com a ação, o governo do estado fortalece, ainda mais, a saúde pública, atendendo às necessidades da população, tanto nos procedimentos de urgência e emergência quanto nos eletivos, trabalhando e investindo para assegurar que os pacientes tenham um atendimento ágil.

Segundo o secretário da Sesau, Jefferson Rocha, zerar a fila de tomografia, que possui alta demanda, é uma grande conquista. Utilizamos o sistema Sisreg, que agenda o exame com data e horário específicos, proporcionando maior organização e previsibilidade no atendimento. Isso otimiza o acesso aos exames diagnósticos.”

REGISTROS 

Em 2024, a Sesau registrou a realização de 46.119 mil exames de tomografia computadorizada. Porto Velho, concentrou a maior demanda, com 13.329 mil procedimentos realizados. Por outro lado, Pimenteiras do Oeste apresentou o menor número de exames, totalizando apenas 24 solicitações atendidas ao longo do ano.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!