Cafés de Rondônia vencem cinco primeiras colocações na categoria especial torrado, em premiação nacional

A família da Luz, grande vencedora do prêmio, conta com assistência técnica da Emater-RO desde a década de 1980

Rondônia mais uma vez foi reconhecida pelos melhores cafés do país. Desta vez, a consagração veio no Prêmio  da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil  – CNA Brasil Artesanal 2024, em Brasília, na categoria canéfora, em café especial torrado. Os cafeicultores rondonienses ganharam destaque levando os cinco primeiros prêmios da categoria. Os produtos fizeram sucesso na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, realizada de 20 a 25 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, onde foram expostos e comercializados.

Com incentivo do governo do estado e assistidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), com o objetivo de impulsionar a cafeicultura de Rondônia com sustentabilidade, os cafeicultores de Rondônia têm produzido cafés de excelência, se destacando e ocupando as primeiras colocações em grandes concursos de nível nacional nos últimos anos.

RECONHECIMENTO

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a premiação reconhece e valoriza o trabalho conjunto do estado e dos produtores para o fortalecimento da cafeicultura rondoniense. “A premiação mostra a força do estado que, além de produzir cafés de qualidade, produz com sustentabilidade, boas práticas e inovações’’, salientou.

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão destacou que, os cafés premiados foram apresentados no Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a realização da 11ª Rondônia Rural Show, e foram todos vendidos para alegria dos cafeicultores.

PROGRAMAS

Segundo o presidente da Emater-RO, as políticas públicas de governo executadas pela Autarquia, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), têm sido importantes para inserir o estado entre os melhores produtores de café do país. “Distribuição de mudas do Programa Plante Mais, e a Rede de café para valorização de clones e multiplicação das plantas altamente produtivas são essenciais para o desenvolvimento da cafeicultura rondoniense, com qualidade e sustentabilidade”, destacou.

BOAS PRÁTICAS E INOVAÇÕES 

O cafeicultor João da Luz, cuja propriedade familiar possui 10 mil pés de café, com assistência técnica da Emater-RO desde a década de 1980 foi o grande vencedor do prêmio CNA Brasil Artesanal 2024, conquistando a 1ª colocação. Durante a premiação, João da Luz agradeceu ao governo do estado a quem disse considerar parte da família, que o ajudou a melhorar ainda mais a qualidade do café e alcançar o resultado.

O 2º colocado, Marcelo Santos Lopes, que além de cafeicultor é extensionista rural da Emater-RO e especialista em degustação de café, evidenciou o comprometimento da assistência técnica em multiplicar conhecimentos e a tecnologia para produção de um café competitivo no mercado.

“Os produtores foram incentivados a mudar suas lavouras convencionais originadas de sementes para o cultivo de clones. Há dois anos participam da Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café no Estado de Rondônia, a Rede Café. Um resultado do investimento do governo do estado, em parceria com a Embrapa”, ressaltou Marcelo Lopes.

Confira os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024:

PosiçãoProdutorMunicípio
1º lugarJoão Alves Da LuzCacoal
2º lugarMarcelo Santos LopesRolim de Moura
3º lugarEveraldo Gato Da SilvaNovo Horizonte do Oeste
4º lugarRonieli HelNovo Horizonte do Oeste
5º lugarÂngela Maria C. PessoaSeringueiras
Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!