Governo de Rondônia retoma o programa de familiarização turística com o II Famtour Madeira-Mamoré

Expedição II Famtour em frente ao Palácio Rio Madeira, expressa empolgação minutos antes de partir para o roteiro turísticos

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), deu início nesta segunda-feira (12) ao II Famtour Madeira-Mamoré para familiarização turística em Porto Velho e Candeias do Jamari. No total 30 pessoas entre influenciadores digitais, jornalistas, guias de turismo e donos de agência vão percorrer vários pontos turísticos para divulgar a região.

Os participantes vão percorrer até sexta-feira vários pontos turísticos selecionados pela Setur

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A saída foi em frente ao Palácio Rio Madeira (PRM) em um ônibus que seguiu direto para o primeiro ponto, um dos mais antigos balneários de Candeias do Jamari, distante 4 quilômetros da cidade. De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira “foi aberto um chamamento público para selecionar os participantes. Foi organizada uma programação diversificada para divulgar e promover o pólo turístico nos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari”, disse Gilvan destacando o cumprindo à solicitação do governador Marcos Rocha de mostrar Rondônia para os rondonienses e para o mundo através das publicações nas redes sociais dos participantes.

Ainda segundo ele além de incentivar a visitação de pontos importantes, a Setur  apresenta novos pontos turísticos com paisagens convidativas, atividades esportivas e de aventura, e exuberantes em belezas naturais, capazes de marcar a vida dos visitantes como os integrantes do projeto.

Daise Lucyd, é guia de turismo e garante que “Rondônia tem muitas belezas inexploradas e que o Famtour é uma grande oportunidade para dar visibilidade a esses locais como balneários, hotéis, restaurantes, museus e pontos turísticos em geral”, destacou. Juan Pantoja é um dos jornalistas que acompanham esta edição do Famtour e diz que espera “mostrar em seu site todas as belezas da região e destacou a iniciativa do Governo do Estado em promover ações turísticas nesse sentido”.

Entre os influenciadores digitais está a miss Rondônia Mirim Ana Clara Mazzoco que com 10 anos de idade tem mais de 12 mil seguidores nas redes sociais. Ao desembarcar no balneário criado há mais de 15 anos se encantou com a beleza do lugar e com as piscinas de água natural corrente e logo tratou de experimentar a água gelada bastante convidativa.”Muitas pessoas não conhecem lugares como este, que são lindos estão bem pertinho da nossa casa. Vou mostrar bastante esse lugar no meu canal”, enfatizou a blogueira antes de mergulhar junto com outras influenciadoras.

O proprietário do balneário recebeu o superintendente de turismo Gilvan Pereira e os participantes do Famtour

A blogueira Majorie Calixto, também explorou a paisagem em suas postagens. “Esse lugar é maravilhoso, eu já conhecia mas vim aqui há muito tempo e agora está muito melhor com muitas piscinas, cachoeiras. Bastante convidativo para passar o final de semana trazer a família e os amigos”, convidou a blogueira.

Aos sábados, domingos e feriados o proprietário do ponto turístico, o empresário  Antônio Domingo, disse que coloca à disposição dos turistas todas as piscinas. “O local conta também com aluguel de churrasqueira para quem quiser trazer carne e fazer o próprio churrasco, mas para quem preferir o restaurante também serve comida tradicional com peixes e galinha caipira, tudo fresquinho”, explicou.

A matéria-prima vem do lago da propriedade. Quem quiser também pode alimentar os peixes e até nadar bem próximo a eles, que podem ser vistos com facilidade pela água cristalina em tom de verde esmeralda.

PROJETO FAMTOUR

O Famtour vai beneficiar as cinco regiões turísticas. Além do Polo Madeira-Mamoré tem o Vale do Jamari, Príncipe da Beira, Zona da Mata e Rios de Rondônia, com detalhamento por município, de riquezas e belezas a serem visitadas de acordo com a programação feita pela Setur. O projeto faz parte das ações estratégicas do Governo de Rondônia, com o objetivo de impulsionar o setor turístico local.

A primeira edição teve o apoio das prefeituras dos municípios de Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Nova União, bem como da classe empresarial ligada ao turismo.