JARU: Igrejas restringem número de fiéis e seguem medidas de segurança

Enquanto bares de venda de bebida alcoólica e jogos de sinuca dispensam os cuidados

Juntamente com os números da COVID-19, também cresce o relaxamento com as medidas de prevenção. A flexibilização das medidas de restrições sociais impostas pelo poder público, tem sido encarada diferentemente por alguns segmentos na cidade de Jaru.
Em verificação na noite do último domingo (10), foi constatado que atividades que promoveram reuniões de pessoas, como bares e igrejas, estão agindo de formas distintas.
Em algumas igrejas que foram visitadas, foi identificado que as entidades promoveram suas celebrações religiosas com adoção de medidas de segurança em combate ao COVID-19, conforme foi registrado no culto da igreja Assembleia de Deus Sede, postado em vídeo, em suas redes sociais, comprovando a restrição no número de fiéis no interior do templo, distanciamento entre eles e uso de máscaras. Em outras, também foi observado o cuidado com a higienização nos bancos e fornecimento de álcool em gel para os fiéis.
Já em alguns bares principalmente os com especialidade em venda de bebidas alcoólicas e jogos de sinuca, foi identificado aglomerações consideráveis de pessoas, onde os frequentadores bebiam e jogavam sinuca sem utilizar medidas de segurança como máscaras, distanciamento ou álcool para higienização das mãos.
Cinco estabelecimentos, situados no setor 03, 07, e Jardim Novo Estado apresentaram as mesmas condições.
Isto vem ocorrendo no momento em que a cidade de Jaru assume o 4° lugar no estado de Rondônia em número de infectados por COVID-19, só na última semana houve um acréscimo de 50% nos diagnósticos, com isto subiu para 19 os casos confirmados.
A cidade, fica a trás somente das cidades de Porto Velho [991], Ariquemes [123] e Ji-Paraná [45], e na frente de Cacoal [16], Rolim de Moura [06] e Vilhena [11], cidades com maior população que Jaru.
Atualmente em Jaru, 132 pessoas permanecem em isolamento domiciliar, monitoradas pela Policia Militar, um paciente está internado e outro recebeu alta no final de semana, 21 casos suspeitos estão em análise e um 1 está curado.