Mulher dá à luz em posto de saúde vazio em RO; bebê nasceu com o cordão umbilical em volta do pescoço

Enfermeira plantonista não estava na unidade de saúde; Semusa aponta que profissional estava em deslocamento atendendo outra paciente. Mãe e bebê estão bem.

Nesta semana, uma mulher deu à luz um bebê em um posto de saúde localizado em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho. No entanto, a unidade estava vazia no momento e a mãe contou apenas com a ajuda de duas amigas no parto.

As mulheres tentaram ajuda da Polícia Militar, já que no posto de saúde não tinham profissionais, mas não conseguiram. A outra opção era levar a gestante até um distrito vizinho, Extrema, mas o trabalho de parto já estava muito avançado.

“Eu vi que não dava mais tempo eu falei pro guarda: ‘o senhor podia deixar a gente entrar’. Insisti umas duas vezes para abrir, daí eu coloquei ela em cima da maca. Deu só tempo da gente tirar o short dela e aí o neném nasceu”, conta uma das mulheres que participou do momento. 

O susto para as duas foi muito grande, porque além da inexperiência em partos, o bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu não sabia de nada, mas pedi pra Deus ajuda e então consegui colocar um bebê no mundo. Mas se desse alguma coisa errada eu ia me sentir culpada”, relata outra amiga.A ambulância com a enfermeira chegou quase uma hora depois do parto. O bebê e a mãe foram avaliados e encaminhados para uma unidade de saúde de Extrema.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!