Trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho encerram greve

Após quatro dias de parados, sindicato firmou acordo com Consórcio de aumento salarial de 4,57%. Sitetuperon informou que frota volta a rodar nesta sexta-feira (28).

Após quatro dias, trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho encerraram a greve na tarde desta quinta-feira (27). Uma proposta de reajuste salarial de 4,57 % foi apresentada pelo Sistema Integrado Municipal de Transporte (Consórcio Sim) e analisada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transportes Coletivo Urbano (Sitetuperon), que firmou o acordo.

A audiência de conciliação foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia (TRT-RO). O consórcio acordou ainda 12% a mais no cartão alimentação e um repasse de R$ 29 mil para o auxilio saúde dos trabalhadores, além disso, a empresa irá abonar as faltas dos que aderiram a paralisação e não fará nenhuma demissão durante os próximos 60 dias.

Em assembleia realizada no Sitetuperon, a maioria dos grevistas aceitou o acordo, e os 160 veículos da empresa voltam as ruas na próxima sexta-feira (28), a partir das 5h.

Greve

A greve teve início na última segunda-feira (24), pois segundo o Sitetuperon, os trabalhadores do transporte coletivo não recebem reajuste salarial há três anos, desde que a empresa administradora do transporte era a empresa Vale do Guaporé. O sindicato informou ainda que houve aumento na tarifa e que nada foi repassado aos funcionários. O Sitetuperon exigia durante a greve reajuste de 19% no salário.

Fonte:G1