Viveiro Cidadão: Mulheres participam de oficina sobre quintais produtivos

Viveiro Cidadão

Além de trazer motivação para as mulheres agricultoras, os quintais produtivos serão aliados importantes nos aspectos de geração de renda e soberania alimentar, e é com base nesta perspectiva que a Ecoporé incluiu a ação no projeto Viveiro Cidadão que tem como patrocinador a Petrobras.

Dentro do cronograma de atividades do projeto está a realização de oficinas com o intuito de identificar a realidade de cada propriedade. Por meio de técnicas didáticas as agricultoras foram estimuladas a desenhar os seus quintais como são originalmente e como desejam ver após a implantação do projeto.

A oficina contou com a participação de 20 mulheres da linha 172 – lado sul, no município de Rolim de Moura. Orgulhosa com o sucesso do evento a técnica de extensão rural Suellen Mangueira destacou que esta metodologia favorece a compreensão das mulheres frente às atividades que as mesmas desenvolvem ao redor de suas casas.

Um ponto positivo da oficina foi a discussão por busca de mercado para escoamento da produção futura, fortalecimento do grupo trabalhado e diversificação de plantio.  Outro tema levantado pelas agricultoras foi a valorização do conhecimento que as mesmas possuem sobre as plantas medicinais.