Na Ficomex 2024, Governo de Rondônia apresenta destaques da economia rondoniense para o mercado global

O Governo de Rondônia destacou os resultados econômicos que apontam o quanto o Estado é favorável para negócios com mercado global

Em evidência na produção de alimentos para o Brasil e o mundo, Rondônia conquistou espaço especial na abertura oficial da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), na terça-feira (27), no Centro de Convenções de Goiânia. O Governo de Rondônia destacou os resultados econômicos que apontam o quanto o Estado é favorável para negócios com mercado global.

Na apresentação do Governador Marcos Rocha aos investidores nacionais e internacionais, foi destacada a posição privilegiada do Estado, localizado na Amazônia e ao mesmo tempo, pertencente ao Brasil Central, o que o torna um lugar especial, com uma biodiversidade única; onde estão sendo aplicadas ações estratégicas de desenvolvimento econômicos sustentável, que resultam em indicadores atrativos para relações comerciais.

‘‘O Governo de Rondônia investiu em um gestão responsável, séria e transparente para dar condições para o Estado crescer, e colhemos como resultado nota máxima em Transparência Pública, como a conquista do Selo Diamante, o que nos coloca em evidência como modelo de gestão fiscal e contábil no país; e com a criação desse ambiente seguro e favorável para os negócios vieram conquistas inéditas para a prosperidade do povo rondoniense’’, defendeu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O crescimento com sustentabilidade foi defendido pelo Governador, que levou para apresentação resultados de como essa combinação está associada ao Estado. ‘‘Rondônia deixou de ser só um ponto no mapa e se tornou um lugar de prosperidade, com resultados positivos em crescimento sustentável, e um estado pronto para a realização de bons negócios’’ disse Rocha.

Entre os indicadores rondonienses apresentados pelo Governador estão:

 – Menor taxa de desemprego do Brasil (3,2%) – Fonte: IBGE,2023;

– Mais de 13,9 mil novos negócios abertos em 2024 – Fonte: Jucer-RO

– 2° melhor índice de GINI (rendimento domiciliar per capita do Brasil) – Fonte: IBGE, 2023;

– 2º Estado com maior redução do desmatamento do Brasil – Fonte: MapBiomas, 2023

 – Mais de 50% de área preservada no Estado de Rondônia –  Fonte: Embrapa, 2024

 As conquistas também se estendem às cadeias produtivas sustentáveis:

PESCADOS:

– Rondônia é o maior produtor do Brasil de peixes nativos em aquicultura;

 – O Tambaqui de Rondônia foi escolhido como melhor novo produto de Foodservice, na Seafood Expo North America 2023, em Boston (EUA);

– O Tambaqui de Rondônia foi reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com Indicação de Procedência, ou seja, Rondônia é referência na produção dessa espécie no Brasil;

CAFÉ:

 – Destaque na produção de café Robusta Amazônico no Brasil;

– Melhor do país, na categoria canéfora, em 2024 no Prêmio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil;

– Vencedor das 5 primeiras posições do Coffee of The Year (COY) 2022;

– Conquista da Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem pelo INPI;

 – O Governo de Rondônia criou a Lei nº 5.722 que coloca o Robusta Amazônico como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

Atualmente, Rondônia está presente em 109 países com 296 produtos.Todas as informações sobre as demais oportunidades de negócios serão compartilhadas com o público da Ficomex 2024, em um stand personalizado do Governo de Rondônia, onde os visitantes serão acolhidos pela a equipe da Invest Rondônia, a Coordenadoria de Atração de Investimentos, vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). No local foi montada uma cafetaria para degustação do café rondoniense premiado.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!