Em evidência na produção de alimentos para o Brasil e o mundo, Rondônia conquistou espaço especial na abertura oficial da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), na terça-feira (27), no Centro de Convenções de Goiânia. O Governo de Rondônia destacou os resultados econômicos que apontam o quanto o Estado é favorável para negócios com mercado global.
Na apresentação do Governador Marcos Rocha aos investidores nacionais e internacionais, foi destacada a posição privilegiada do Estado, localizado na Amazônia e ao mesmo tempo, pertencente ao Brasil Central, o que o torna um lugar especial, com uma biodiversidade única; onde estão sendo aplicadas ações estratégicas de desenvolvimento econômicos sustentável, que resultam em indicadores atrativos para relações comerciais.
‘‘O Governo de Rondônia investiu em um gestão responsável, séria e transparente para dar condições para o Estado crescer, e colhemos como resultado nota máxima em Transparência Pública, como a conquista do Selo Diamante, o que nos coloca em evidência como modelo de gestão fiscal e contábil no país; e com a criação desse ambiente seguro e favorável para os negócios vieram conquistas inéditas para a prosperidade do povo rondoniense’’, defendeu.
O crescimento com sustentabilidade foi defendido pelo Governador, que levou para apresentação resultados de como essa combinação está associada ao Estado. ‘‘Rondônia deixou de ser só um ponto no mapa e se tornou um lugar de prosperidade, com resultados positivos em crescimento sustentável, e um estado pronto para a realização de bons negócios’’ disse Rocha.
Entre os indicadores rondonienses apresentados pelo Governador estão:
– Menor taxa de desemprego do Brasil (3,2%) – Fonte: IBGE,2023;
– Mais de 13,9 mil novos negócios abertos em 2024 – Fonte: Jucer-RO
– 2° melhor índice de GINI (rendimento domiciliar per capita do Brasil) – Fonte: IBGE, 2023;
– 2º Estado com maior redução do desmatamento do Brasil – Fonte: MapBiomas, 2023
– Mais de 50% de área preservada no Estado de Rondônia – Fonte: Embrapa, 2024
As conquistas também se estendem às cadeias produtivas sustentáveis:
PESCADOS:
– Rondônia é o maior produtor do Brasil de peixes nativos em aquicultura;
– O Tambaqui de Rondônia foi escolhido como melhor novo produto de Foodservice, na Seafood Expo North America 2023, em Boston (EUA);
– O Tambaqui de Rondônia foi reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) com Indicação de Procedência, ou seja, Rondônia é referência na produção dessa espécie no Brasil;
CAFÉ:
– Destaque na produção de café Robusta Amazônico no Brasil;
– Melhor do país, na categoria canéfora, em 2024 no Prêmio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil;
– Vencedor das 5 primeiras posições do Coffee of The Year (COY) 2022;
– Conquista da Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem pelo INPI;
– O Governo de Rondônia criou a Lei nº 5.722 que coloca o Robusta Amazônico como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.
Atualmente, Rondônia está presente em 109 países com 296 produtos.Todas as informações sobre as demais oportunidades de negócios serão compartilhadas com o público da Ficomex 2024, em um stand personalizado do Governo de Rondônia, onde os visitantes serão acolhidos pela a equipe da Invest Rondônia, a Coordenadoria de Atração de Investimentos, vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). No local foi montada uma cafetaria para degustação do café rondoniense premiado.