quarta-feira, maio 13, 2026
Início Destaque PF deflagra operação contra desmatamento no Parque Nacional do Mapinguari em RO

PF deflagra operação contra desmatamento no Parque Nacional do Mapinguari em RO

Operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e promoveu o sequestro e bloqueio de mais de R$ 1 milhão.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de quarta-feira (11), uma operação para desarticular um esquema de desmatamento no Parque Nacional do Mapinguari, em Vista Alegre do Abunã (RO). Ao todo, quatro mandados judiciais foram cumpridos durante a operação.

Segundo a PF, a organização criminosa estava dedicada a fraudar o Sistema Oficial de Controle de Produtos Florestais (SISDOF), com o propósito de permitir a comercialização dessa madeira ilegal com aparência de lícita.

Madeira ilegal era extraída de Parque Nacional em RO — Foto: Divulgação/PF
Madeira ilegal era extraída de Parque Nacional em RO — Foto: Divulgação/PF

De acordo com a polícia, as investigações tiveram início quando oito pessoas foram presas em flagrante com armas, tratores esteira e caminhões, encontradas pelo ICMBio, no interior do Parque. A partir de então, foi possível localizar a empresa que recebia a madeira ilegal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As investigações também revelaram que os criminosos inseriam informações falsas no Sisdof, para conseguir burlar o controle da Origem de Produto Florestal.

Madeira ilegal extraída de Parque Nacional em RO — Foto: Divulgação/PF
Madeira ilegal extraída de Parque Nacional em RO — Foto: Divulgação/PF

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, receptação e transporte ilegal de produto florestal, cujas penas máximas, somadas, chegam a 28 anos.

Além disso, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens dos investigados no montante de R$ 1.530.156,32, valor estimado por Peritos Federais como representativo do dano causado.

Todas as medidas foram deferidas pelo Juiz Federal da 3ª Vara Federal Criminal de Porto Velho/RO, que é especializada em Crimes Financeiros, Lavagem de Capitais e Organizações Criminosas.

Comentários

Deixe seu comentário