Decreto coloca Porto velho na Fase Verde e libera shows e boates para vacinados contra a Covid

Fase Verde é a mais branda do plano municipal de enfrentamento ao coronavírus.

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) publicou, nesta quarta-feira (20), um decreto que coloca Porto Velho na Fase Verde, a mais ‘branda’ do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

Segundo a prefeitura, a partir de agora estão permitidos o funcionamento de boates e casas de shows da capital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Banner ALE Mulher - 970

Mesmo com a permissão para eventos de grande porte, o decreto determina que as pessoas que forem frequentar boates ou shows “ficam obrigadas a apresentar Comprovante de Vacinação da 2ª dose ou dose única da vacina contra a Covid”.

De acordo com a prefeitura, os estabelecimentos (boates e casas de shows) devem colocar nos ingressos a condição de vacinação obrigatória contra o coronavírus. Assim, o frequentador precisa apresentar o cartão de vacinação na bilheteria do evento.

A Fase Verde foi adotada após a queda de registros de novos casos confirmados de Covid-19 nas duas últimas semanas, com lotação de leitos abaixo de 20%.

“Na prática, significa que a partir de agora está permitida a reabertura total das atividades comerciais, educacionais, desportivas, religiosas e recreativas, desde que sejam respeitados os critérios de proteção à saúde coletiva, e exista medida de proteção efetiva (vacinação), além da higienização total e minuciosa do ambiente para receber o público”, diz a prefeitura.

A sinalização que boates e shows iriam retornar em Porto Velho foi dada pelo prefeito Hildon Chaves no último fim de semana, após a capital aplicar 10 mil doses da vacina contra a Covid em um único dia.

Quais são as fases de Porto Velho?

  • Fase Vermelha
  • Fase Laranja
  • Fase Amarela
  • e Fase Verde

 

Foi definido na época que a capital entrará sempre em fase Vermelha (a mais rígida) quando os leitos de UTI ficarem acima de acima de 80%, além da taxa de crescimento.

Já a fase Laranja será adotada quando a ocupação das UTI’s estiver acima de 50%, e caso a lotação de leitos seja de 20% a 49,99%, a capital ficará na fase Amarela.

A fase Verde será adotada apenas quando o município estiver com lotação dos leitos inferior a 20%.