Desfile do projeto Arts Biohans da Agevisa promove inclusão social em Porto Velho

O Arts Biohans estimula a formação de empreendimentos sustentáveis

No dia 7 de julho, Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase, será realizada a 2ª edição do desfile Art’s Biohans, no shopping da Capital. O desfile marca as ações de inclusão social, promove a autoestima e insere as pessoas acometidas pela doença e curadas, no mercado sustentável. A iniciativa do Governo de Rondônia, por intermédio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, inclui trabalhos realizados em parceria com os municípios.

O Art’s Biohans é um projeto desenvolvido pela Agevisa em parceria com uma organização social sem fins lucrativos NHR Brasil, com o objetivo de promover e gerar o desenvolvimento inclusivo para pessoas cometidas pela hanseníase, por intermédio do artesanato bio sustentável. Esse projeto alcança diversos participantes de grupos de autocuidado, e uma das perspectivas é a inserção da pessoa no mercado de trabalho. Além disso, contribui para minimizar o estigma em torno do conceito que se tem a respeito da doença.

Para o governador Marcos Rocha, “o desfile Art’s Biohans é uma oportunidade de valorizar o trabalho e a superação dessas pessoas, mostrando que a hanseníase não define suas vidas, mas sim o potencial criativo e empreendedor que possuem. Além disso, o evento reforça a importância de políticas públicas que promovam a inclusão social e valorizem as habilidades e competências dos afetados pela doença”, ressaltou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que, “o projeto nasceu nos grupos de autocuidados, presentes na rede de saúde pública dos municípios, onde são desenvolvidas habilidades artísticas e artesanais. Além de capacitar pessoas na área do artesanato, o Art’s Biohans também estimula a formação de empreendimentos sustentáveis nas comunidades, visando à autossustentabilidade”.

DESFILE

Com o intuito de dar visibilidade ao projeto e promover a independência financeira dos participantes, a Agevisa incluiu o desfile Art’s Biohans em seu calendário anual de atividades. A primeira edição do desfile ocorreu em dezembro de 2021, no shopping de Porto Velho, e contou com a presença dos artesãos, pessoas afetadas pela hanseníase e integrantes do projeto, além de profissionais da saúde e voluntários.

Neste ano, a expectativa é ainda maior para a 2ª edição do desfile. O evento busca celebrar não apenas o talento das artesãs, mas conscientizar a população sobre a hanseníase e mobilizar esforços para o seu controle e prevenção.