As obras emergenciais nas pontes sobre os rios Candeias e Novo (Jacutinga), na BR-364, em Candeias do Jamari (RO), já foram iniciadas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), três estruturas passam por reparos.
De acordo com o Dnit, a recuperação das travessias está em fase decisiva. A previsão é liberar o tráfego na ponte mais nova em até 60 dias e concluir todas as intervenções em até um ano. A obra será executada com tecnologia extradossada, que utiliza cabos de aço externos para reforçar a estrutura.
Mais de 20 operários atuam na ponte mais nova sobre o rio Candeias, no sentido Porto Velho–Vilhena (RO). Outras frentes de trabalho avançam com a montagem de ferragens, carpintaria, terraplenagem, construção do canteiro central e abertura de acessos para máquinas pesadas.
As intervenções começaram após vistorias identificarem problemas nas duas pontes localizadas no km 693 da rodovia. A estrutura mais antiga, com cerca de 60 anos, foi interditada. A ponte mais nova, de 2009, opera em sistema de “pare e siga” desde que uma trinca foi detectada no centro da pista.
Durante a execução, o Dnit informou que poderá realizar interdições temporárias, inclusive à noite, e restringir a passagem de veículos pesados, conforme o avanço das etapas mais sensíveis da obra.