Hacker invade 24 sites do Governo de Rondônia

Invasão ocorreu nesta terça-feira (25). Estado informou ter retirado portais do ar assim que identificou o problema e disse que levará o caso à polícia na quarta-feira (26).

Vinte e quatro sites do Governo de Rondônia foram alvo do ataque de um hacker na tarde desta terça-feira (25). De acordo com a assessoria do Estado, apesar do problema, a invasão “não atingiu nenhum documento”.

“Informamos que, na tarde dessa segunda-feira (25), ocorreu um Web Defacement (desfiguração de site). Nenhum dado importante ou sigiloso do Governo do Estado de Rondônia fora perdido ou modificado”, mencionou a assessoria.

Entre os domínios atingidos pelo invasor estão sites como Tudo Aqui, Rondônia Rural Show e Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).

Conforme o governo, todos os portais afetados foram retirados do ar assim que o problema foi identificado e, no momento, estão em processo de resgate para que “voltem a funcionar imediatamente”.

O Estado ressaltou também que um boletim de ocorrência não foi registrado, mas que o governo vai procurar a polícia na quarta-feira (26) “para ser investigado o que foi afetado”.

Até a última atualização desta reportagem, nenhum dos sites invadidos pelo hacker tiveram os acessos retomados.

Prefeitura de Porto Velho

No ano passado, 21 sites da Prefeitura de Porto Velho foram invadidos por hackers. Quem tentava acessar a página chegou a ver uma postagem sobre a invasão e também uma mensagem contra a corrupção no Brasil.

O D4RKR0N assumiu a invasão contra os domínios do executivo municipal. Além da página principal da prefeitura, ficaram fora do ar a página da Semes, Semusa, Sentram, Semed, entre outras.