O Governo Federal autorizou a instalação de uma brigada temporária para combater os incêndios florestais em Porto Velho, essa medida foi tomada após o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, publicar a Portaria nº114/24 autorizando o Prevfogo a instalar a brigada federal na capital de Rondônia.
De acordo com a Portaria, o Prevfogo irá contratar temporariamente brigadas federais especializadas (Pronto Emprego) com a estrutura de dois brigadistas chefes de brigada, seis brigadistas chefes de esquadrão e trinta e seis brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais.
Sem brigada municipal, o combate à incêndios em Porto Velho vem sendo uma árdua missão dada ao Corpo de Bombeiros, que além de cuidar de resgates e salvamentos na cidade, são acionados para conter incêndios em áreas de floresta.
Além de Porto Velho, a Portaria autorizou a instalação dessas brigadas em cidades espalhadas por 19 estados brasileiros e no Distrito Federal. Vale destacar que essas brigadas são de pronto emprego, ou seja, são equipes cuja mobilização ocorre em menos de 24 horas, para qualquer região do país.
A chegada de uma brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, conhecido como Prevfogo, à Porto Velho, é um alívio para a população que sofre com os impactos das queimadas durante todo o último mês de agosto.
A contratação de supervisores estaduais e federais de prevenção, monitoramento, logística e serviço de operações para apoiar as ações estaduais também foi autorizada pela Portaria. A brigada deve se instalar em Porto Velho nos próximos dias.