SUSTENTABILIDADE: Prefeitura vai iniciar instalação de lixeiras sustentáveis em áreas ambientais

As lixeiras serão instaladas nos parques e áreas verdes da capital

O Projeto Lixeiras Sustentáveis, da Prefeitura de Porto Velho, que é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Integração (Semi) e da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realizará a instalação das lixeiras sustentáveis em toda área verde e parques da capital.

As lixeiras são confeccionadas com madeiras específicas e próprias para a atividade, que foram apreendidas e doadas, ao Município, pelo Ibama.

A instalação das lixeiras vem para devolver à natureza o que lhe foi retirado, de uma forma completamente ecológica e sustentável, respeitando o meio ambiente e proporcionando higiene ao espaço público.

As lixeiras sustentáveis, quando forem instaladas, facilitarão a separação de resíduos sólidos. Através desta separação, será possível o tratamento dos resíduos e rejeitos, diminuindo as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde.

De acordo com o secretário Robson Damasceno, será importante a conscientização da população na hora de realizar o descarte. “Instalar essas lixeiras nos parques e áreas verdes é proporcionar a redução dos impactos ambientais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) diz que a gestão dos resíduos sólidos é uma tarefa que deve ter a contribuição de todos, por isso, enfatizamos o papel da população ao realizar o descarte ambientalmente correto de resíduos”.

Comdecom