Projeto da DPE-RO leva teatro de bonecos para crianças entenderem sobre igualdade racial

Iniciativa concorre ao prêmio Innovare que celebra boas práticas no Sistema Judiciário Brasileiro

O “Teatro de Bonecos da Turma da Mel contra o racismo” é um projeto voltado para crianças que integram o ensino infantil e fundamental da rede pública de ensino, buscando debater temas como igualdade racial, relações de amizade e combate ao racismo por meio da contação de histórias com manipulação de bonecos.

Em uma das histórias, o defensor público fala da aceitação das diferenças ao abordar temas como preconceito contra cabelos crespos na escola, ou contra religiões de matrizes africanas, sempre ressaltando a conscientização sobre a igualdade racial e combate ao racismo. Para os alunos do ensino médio os personagens são apresentados com abordagem voltada para conscientização da cidadania racial, demonstrando que o tema é avaliado no Emem e nos concursos.

Prática Inscrita no Innovare

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O projeto realizado pelo Nuerc da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, está inscrito no Prêmio Innovare, que celebra práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que contribuem para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

O projeto Teatro de Bonecos da Turma da Mel contra o racismo já foi realizado em 15 escolas públicas e 02 privadas de cinco municípios de Rondônia, totalizando 30 apresentações que atingiram 3.636 alunos. Além disso o projeto mantém uma repercussão positiva na mídia, com mais de 20 inserções em programas de tv, rádio e redes sociais, o que levou a coordenação do projeto a inscrevê-lo para concorrer ao Prêmio Innovare, de inovação e Justiça.

No último dia, 28 de junho, a consultora do Innovare Rosana visitou uma apresentação do Teatro de Bonecos, desta vez para as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil “Meu Pequeno Jones”. Na ocasião, a consultora avaliou tecnicamente a prática para checagem dos requisitos necessários à concorrência do Prêmio Innovare.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!