Com baixa procura, Porto Velho vai reduzir atendimento de 1ª dose para acelerar vacinação da 2ª contra Covid

Informação foi confirmada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, nesta quarta-feira (18): "Quem não tomou a primeira dose aproveite essa semana porque semana que vem vai ser diferente", disse.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, declarou nesta quarta-feira (18) em entrevista à Rede Amazônica que a capital vai diminuir a oferta de primeiras doses de vacinas contra Covid-19 a partir da próxima semana para focar na aplicação das segundas doses.

Entre as motivações para essa mudança estão: a baixa procura da população em se vacinar, a preocupação com o avanço da variante delta pelo país e a possibilidade dela chegar a Rondônia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Banner ALE Poder 3 - 970

“Segunda e terça-feira nós vacinamos pouco mais de duas mil pessoas quando teríamos capacidade para vacinar de seis a oito mil pessoas e isso é lamentável. Estamos entendendo que as pessoas que não vieram tomar a primeira dose não querem tomar. Então vamos focar todos os nossos esforços na aplicação da segunda dose”, disse o prefeito.

Porto Velho vacina atualmente pessoas a partir dos 18 anos. Um relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aponta que mais de 100 mil moradores de Porto Velho ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Sendo que dentro do grupo vacinal, os jovens de 20 a 24 anos são os que menos tomaram a vacina. Até a segunda-feira (16), 24.914 moradores desse grupo não tinham tomado a primeira dose ou dose única.

Já o segundo grupo que menos vacinou é o de 30 a 34 anos. Ao todo, 20.529 pessoas não procuraram os pontos de vacinação para receber a dose de algum imunizante.

“Vamos priorizar quem realmente quer se vacinar, não vamos mais continuar perdendo tempo e gastando recursos com as pessoas que não estão querendo se vacinar”, disse Hildon. 

“Fazemos um apelo à consciência de cada um, na medida que você se recusa a se vacinar você está assumindo o risco. Quem não tomou a primeira dose aproveite essa semana porque semana que vem vai ser diferente. O foco vai ser a segunda dose, quem realmente quer se vacinar, quem realmente ama a vida”, finalizou o prefeito.

Quem deseja se imunizar pode procurar atendimento no Campus II da Faculdade São Lucas, ou na faculdade Fimca, das 9h às 16h. E a partir desta quarta-feira (18) até 21 de agosto, a população pode se vacinar no Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira das 14h às 19h.