Sejus e TRE realizam emissão e regularização de título eleitoral no Sistema Penitenciário de Rondônia

Ação foi promovida em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sejus e TRE/RO

Cento e quarenta reeducandos do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé receberam atendimento para regularização e emissão de títulos eleitorais na terça-feira (20). A ação foi promovida em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia – TRE/RO e cumpre a Resolução nº 306 de 17/12/2019 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que estabelece procedimentos e diretrizes para assegurar às pessoas privadas de liberdade, a emissão de documentos necessários para o exercício da cidadania e acesso às políticas públicas.

A emissão de documentação civil para os privados de liberdade tornou-se uma das prioridades no Sistema Penitenciário, e teve origem com o Programa Fazendo Justiça. A ação foi coordenada pela Casa da Cidadania e contou com uma equipe de cinco colaboradores do TRE/RO. Através do atendimento, todas as multas foram abatidas e o documento foi regularizado gratuitamente, sendo mantido na Sejus para ser entregue após o cumprimento das penas.

O governador do Estado, Marcos Rocha pontuou que, a ação se faz necessária sendo benéfica no processo de ressocialização. “Muitos internos entram no Sistema Penitenciário sem ter a documentação regularizada. Dessa forma, o Governo do Estado busca ofertar educação, capacitação e documentação regularizada, como direcionamento para fortalecer a ressocialização e possibilitar um futuro trabalho aos reeducandos”, finalizou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PROGRAMA FAZENDO JUSTIÇA

O Programa Fazendo Justiça é coordenado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, do Conselho Nacional de Justiça que atua em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Seu objetivo é consolidar entregas e transferir conhecimentos, promovendo celeridade nas transformações no campo da privação de liberdade.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!