Hubble tira foto inédita da maior estrela da nossa Galáxia

A estrela em questão, segundo os cientistas, está localizada na grande constelação Westerlund 1

O Telescópio Espacial Hubble fotografou a estrela Westerlund 1-26, a maior da Via Láctea que fica na constelação Altar e ocupa um espaço igual ao do Sistema Solar até a órbita de Júpiter, relata o site do telescópio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A estrela em questão, segundo os cientistas, está localizada na grande constelação Westerlund 1 – família de centenas de estrelas gigantescas e extremamente jovens, que possuem idade média de 4 a 5 milhões de anos.

Apesar da juventude da constelação, a maioria das estrelas já alcançou sua fase idosa ou morreu, pois os grandes astros não podem viver por muito tempo. Uma das representantes gigantes da terceira idade é a hipergigante vermelha Westerlund 1-26 – a maior estrela da constelação.

A estrela é realmente impressionante – ela brilha 330 vezes mais e é 1,5 maior do que o Sol. Graças ao Hubble e outros equipamentos técnicos, foi possível observar o astro, que se encontra a 16 mil anos-luz da Terra. Se não fosse pelo acúmulo de nuvens de pó e gás, a estrela Westerlund 1-26 e suas vizinhas seriam as estrelas mais brilhantes do nosso céu.

A observação da Westerlund 1-26 e de outras estrelas da constelação ajudará a entender o papel das grandes constelações em formação, bem como o desenvolvimento das galáxias. Com informações da Sputnik News Brasil.

 

Fonte: Notíciasaominuto