Pesquisadores indicam que é possível plantar batatas em Marte

Foto: Reprodução

No filme “Perdido em Marte” (2016), o botânico Mark Watney, interpretado pelo ator Matt Damon, consegue sobreviver em Marte após plantar batatas. Apesar de parecer coisa que só acontece em filme, pesquisadores anunciaram que é possível que o tubérculo seja produzido no planeta vermelho.

Resultados preliminares de um estudo da CIP (International Potato Center), Nasa e UTEC (University of Engineering and Technology) sugerem que as batatas seriam capazes de suportar as condições em Marte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante as pesquisas, os cientistas tentaram determinar as condições extremas nas quais os tubérculos podem crescer, para encontrar variedades mais resistentes, e chegaram a condições semelhantes às encontradas em Marte, incluindo a pressão do ar e níveis de oxigênio e dióxido de carbono. No entanto, ainda assim é necessário terra fertilizada e água.

A pesquisa se mostra promissora para astronautas e colonos que irão morar no planeta, pois poderão iniciar o cultivo de plantas. Além disso, essa pode ser uma esperança para o futuro, caso problemas políticos e mudanças climáticas provoquem a escassez de alimentos na Terra.

 

Fonte: OlharDigital