terça-feira, março 17, 2026
Início Porto Velho Política Comissão de Educação pede reforço de policiamento em escolas

Comissão de Educação pede reforço de policiamento em escolas

Parlamentares destacaram futura audiência pública para debater o repasse de recursos para o transporte escolar

Em reunião na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão de Educação e Cultura (CEC), presidida pelo deputado Anderson do Singeperon (Pros) relatou casos de assaltos a escolas por inexistência de segurança e vigilância, incluindo arrastões.

Anderson recebeu denúncia de alunos e professores da escola João Bento da Costa, em Porto Velho, de que bandidos estariam adentrando as instalações e realizando verdadeiros arrastões, roubando celulares e pertences.

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) também relatou a situação da escola Maria Carmosina, também na capital, que somente este ano passou por 13 assaltos. Já foram furtadas 40 centrais de ar-condicionado, cinco aparelhos de TV, cinco computadores, dois datas show, duas lousas digitais, duas caixas de som, além de alimentos da merenda escolar.

“O governo retirou a segurança e vigilância das escolas e é preciso rever esta situação”, disse Lazinho cobrando providências dos órgãos públicos responsáveis, Seduc e Segurança Pública.

O deputado Adelino Follador (DEM) salientou que não é somente o furto, o roubo em si, mas a pressão psicológica de alunos e professores, devido à retirada de segurança e dos vigias. Segundo ele, o governador Daniel Pereira (PSB) informou que irá encaminhar alterações na lei para retorno dos vigias.

A deputada Rosangela Donadon (PDT) lembrou que no período em que estudou havia a vigilância nas escolas, e que depois foi trocada por segurança particular. Posteriormente colocaram somente a vigilância por monitoramento que está se mostrando ineficaz, frisou a parlamentar.

Diante da situação, os parlamentares aprovaram o encaminhamento de uma recomendação a Polícia Militar pare reforço de policiamento no local e a Polícia Civil para diligências e apreensão dos meliantes. Também foi solicitado sobre o número de ocorrências policiais de furtos e roubos em escolas de todo o Estado.

Também participou da reunião o deputado Ribamar Araújo (PR).

Comentários

Deixe seu comentário