Lenha na Fogueira

O Arraial Flor do Maracujá 2021, foi cancelado. Vale salientar que o que está cancelado é o Arraial presencial.

**********

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Banner ALE Mulher - 970

Essa notícia foi divulgada ontem no jornal de Rondônia da Rede Amazônica de TV pelo repórter André Oliveira, confirmada pelo Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira e pelo Presidente da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON Fernando Rocha.

**********

Pelo segundo ano consecutivo, o maior evento folclórico de Rondônia em virtude da Pandemia do Coronavírus, deixa de acontecer.

**********

O Arraial Flor do Maracujá caso acontecesse este ano, completaria 40 anos de dança de quadrilha e boi bumbá uma vez, que o evento começou a ser apresentado no estilo atual, no ano de 1983.

**********

Na realidade, a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás completaria 41 anos já que foi iniciada no ano de 1982. Na época, aconteceu apenas as apresentações de Quadrilhas e Bois Bumbás na Quadra de Esportes do Colégio Rio Branco. Não aconteceu o Arraial e em consequência, também não foram montadas “BARRACAS” de comercialização de comidas típicas. Foi só a Mostra de Quadrilha e Boi Bumbá.

***********

A partir do ano de 1983, já no espaço ao lado do ginásio Claudio Coutinho, começou o Arraial Flor do Maracujá onde foram armadas diversas barracas para comercialização de comidas típicas,

**********

O novo estilo, permanece até os dias atuais. Na realidade, aconteceu até o ano de 2.019, a partir de 2020, com a chegada da Covid 19 o evento parou de acontecer.

**********

Segundo o presidente da FEDERON folclorista Fernando Rocha, este ano a Entidade vai convocar os grupos para participarem de um ARRAIAL VIRTUAL.

**********

Porém, esse evento só vai acontecer se os dirigentes dos Grupos Folclóricos concordarem em dançar em ambiente fechado e no caso das Quadrilhas, com pares reduzidos.

**********

Boi Bumbá fica mais fácil a apresentação no estilo virtual, por que a dança do Boi pode ser apresentada em parte, sem que seja preciso a presença de muitos brincantes.

***********

Vamos ficar aguardando o desenrolar das conversas entre a direção da FEDERON e os Grupos.

**********

Tem mais um detalhe! Caso estivéssemos vivendo em tempo normal, ou seja, sem a Pandemia da Coronavírus; onde o governo montaria o Arraial, uma vez que o Parque dos Tanques está inviável.

*********

Acontece que a empresa contratada para fazer a Arena de Dança do Flor do Maracujá, encontrou um LIXÃO em determinada área do local e a obra teve que ser paralisada.

**********

Parou e ficou por isso mesmo, ninguém ouviu nenhum comentário sobre, se a obra seria retomada naquele local, ou se o governo do estado, estaria providenciando outro local para a montagem do ARRAIAL.

**********

Creio que se o governo não se manifestar a respeito de outro local, o Flor do Maracujá de 2022 já está prejudicado.

**********

De qualquer maneira, o que devemos fazer neste momento, é nos resguardar desse mal. O Flor do Maracujá pode muito bem esperar o tempo que for preciso. Já a nossa vida, não pode ser colocada em risco apenas para satisfazer o EGO de alguns poucos.

***********

A decisão da Sejucel em suspender a realização do Arraial Flor do Maracujá 2021, foi mais do que acertada!