O DIA NA HISTÓRIA

Dia Mundial de Oração. Dia Nacional do Turismo. Católicos comemoram Santa Inês de Praga, Santa Angela da Cruz e São Simplício.

FATO

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Banner ALE 970x250

1572 – Falece Mem de Sá, 3º governador geral do Brasil.1630 — Invasões holandesas do Brasil: holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife. 1886 – Nasce Vittorio Pozzo, treinador da Itália, único técnico bicampeão mundial de futebol (1934/38). 1897 — Guerra de Canudos: um terceiro ataque é realizado pela expedição de Antônio Moreira César, composta de 1200 homens. 1919 – Inicia em Moscou o I Congresso Internacional Comunista (Komintern). 1927 — Nasce Ibrahim Abi-Ackel, ministro da Justiça no Governo Figueiredo (1979/85), presidiu, em nome de Figueiredo, a instalação do Estado de Rondônia em 1982. 1939 — Cardeal Eugenio Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII. 2004 – Cientistas da NASA anunciam que a superfície de Marte já teve “grandes quantidades de água”.

FOTO DO DIA

1940. O presidente Getúlio Vargas, cumprimentando o padre diretor do colégio Dom Bosco, chegando para visitar a escola dos salesianos, em Porto Velho, onde, antes, passaria em revista os estudantes, à frente dos quais a guarda-bandeira com os alunos, cada um da guarda portando um mosquetão emprestado pela 3ª Companhia de Fronteira, segundo contou o jornalista Euro Tourinho, testemunha da visita. Ao lado do presidente, de uniforme de gala o então capitão Aluízio Pinheiro Ferreira, então diretor-geral da ferrovia Madeira-Mamoré e que recepcionou Getúlio durante três dias em Porto Velho. (Acervo Anísio Goraieb)