Carros-bomba explodem no sul da Somália; Al-Shabab reivindica autoria do ataque

Governo não confirmou se há vítimas, mas o grupo terrorista afirma que 50 pessoas morreram, além de dois de seus membros

Carros-bomba explodiram em uma uma base militar no sul da Somália nesta quarta-feira (14), disseram moradores e um oficial militar, segundo a Reuters. O governo não comentou o incidente até o momento nem confirmou se há mortos.

De acordo com o oficial, as bombas explodiram do lado de fora da base, que fica no estado de Lower Shabelle, em Awdhigle, distrito agrícola a cerca de 70km a sudoeste da capital, Mogadíscio. Segundo a Reuters, o ataque ocorreu no meio da manhã (horário local).

O Al-Shabab, que é ligado à Al-Qaeda, assumiu a responsabilidade pelo ataque e afirmou que 50 pessoas morreram, além de dois de seus membros, mas o grupo terrorista e o governo somali tendem a dar números de mortes diferentes para ataques.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o Al-Shabab, dois veículos militares foram queimados.

O ataque ocorreu no meio da manhã (horário local) no estado de Lower Shabelle, em Awdhigle, distrito agrícola que fica a cerca de 70km a sudoeste da capital somali, Mogadíscio.

“Ouvimos duas explosões e tiros [vindos] da direção da base militar somali. Vi vários soldados fugindo da base para escapar, mas não sabemos quantos foram mortos”, declarou o ancião Aden Abdullahi, de Awdhigle, à Reuters, logo após o atentado.

O Al Shabab tenta impor uma interpretação estrita da lei islâmica enquanto luta com o fraco governo da Somália, que é apoiado pela ONU.