Hamas estuda proposta de cessar-fogo com Israel, diz Ismail Hanieyh, líder do grupo

Segundo líder político do Hamas, uma proposta de paz foi apresentada ao grupo após uma reunião entre Israel, EUA, Catar e Egito em Paris

Uma proposta de cessar-fogo com Israel está sendo estudada pelo Hamas, afirmou o líder da ala política do movimento, Ismail Hanieyh, em comunicado divulgado nesta terça-feira (30/1). As negociações, no entanto, devem levar em consideração alguns fatores como o fim da “agressão” na Faixa de Gaza e a retirada das forças israelenses da região.

“O movimento está aberto a discutir quaisquer iniciativas ou ideias sérias e práticas, desde que conduzam a uma cessação abrangente da agressão [israelense] e à garantia do processo de abrigo para o nosso povo e para as pessoas que foram forçadas a migrar devido às medidas de ocupação”, diz um trecho do comunicado.

Além disso, o Hamas voltou a insistir que a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses é um dos principais pontos para um possível cessar-fogo com Israel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o líder do grupo, a nova proposta foi apresentada após uma reunião envolvendo Israel, Estados Unidos, Catar e Egito realizada em Paris no último fim de semana. Ismail Hanieyh ainda afirmou que foi convidado para visitar o Cairo, capital egípcia, com o objetivo de discutir a possível trégua.

Após o encontro na França, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou a reunião como “construtiva”, apesar da existência de “lacunas significativas” que serão discutidas em reuniões durante esta semana.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!