Hamas estuda proposta de cessar-fogo com Israel, diz Ismail Hanieyh, líder do grupo

Segundo líder político do Hamas, uma proposta de paz foi apresentada ao grupo após uma reunião entre Israel, EUA, Catar e Egito em Paris

Uma proposta de cessar-fogo com Israel está sendo estudada pelo Hamas, afirmou o líder da ala política do movimento, Ismail Hanieyh, em comunicado divulgado nesta terça-feira (30/1). As negociações, no entanto, devem levar em consideração alguns fatores como o fim da “agressão” na Faixa de Gaza e a retirada das forças israelenses da região.

“O movimento está aberto a discutir quaisquer iniciativas ou ideias sérias e práticas, desde que conduzam a uma cessação abrangente da agressão [israelense] e à garantia do processo de abrigo para o nosso povo e para as pessoas que foram forçadas a migrar devido às medidas de ocupação”, diz um trecho do comunicado.

Além disso, o Hamas voltou a insistir que a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses é um dos principais pontos para um possível cessar-fogo com Israel.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o líder do grupo, a nova proposta foi apresentada após uma reunião envolvendo Israel, Estados Unidos, Catar e Egito realizada em Paris no último fim de semana. Ismail Hanieyh ainda afirmou que foi convidado para visitar o Cairo, capital egípcia, com o objetivo de discutir a possível trégua.

Após o encontro na França, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou a reunião como “construtiva”, apesar da existência de “lacunas significativas” que serão discutidas em reuniões durante esta semana.