Aberto oficialmente ano letivo em escola de Tempo Integral em Alta Floresta do Oeste e mais nove municípios

O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, abriu nesta segunda-feira (6) o ano letivo de dez Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Novo Tempo, que ocorreu oficialmente em Alta Floresta do Oeste, na Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A proposta pedagógica do programa, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A proposta pedagógica do programa, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação

Rondônia aderiu ao Programa de Fomento à implementação de Escolas em Tempo Integral e 6.530 estudantes do Ensino Médio de dez escolas da rede estadual estão participando diariamente de uma jornada de 9h30.

Também foi implantado o Tempo Integral nas escolas Brasília (Porto Velho), Marechal de Farias Cordeiro (Pimenta Bueno, Alejando Yague Mayoir (Ji-Paraná), Josino Brito (Cacoal), Juscelino Kubistchek (Alta Floresta), Cândido Portinari (Rolim de Moura), Capitão Silvio de Farias (Jaru), Simon Bolivar (Guajará-Mirim)  e 7 de Setembro (Espigão).

Em Rondônia, a implementação do programa conta com a assessoria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, que tem se destacado com uma metodologia diferenciada e que, com isso, possui o melhor indicador da Educação Básica (Ideb) do País.

A proposta pedagógica do programas, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação (PEE/RO), e oferecer, no mínimo, 20% das escolas públicas de educação básica até o final do período da vigência do plano.
O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) realiza o evento de acolhimento em todas as dez unidades escolares de Rondônia concomitantemente com a presença de alunos egressos do modelo da Escola da Escolha do Estado de Pernambuco.
Em sua mensagem aos estudantes, professores e trabalhadores em educação da Escola Juscelino Kubitschek, o secretário Waldo destacou o esforço que o governador Confúcio Moura vem desenvolvendo para melhorar a qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede estadual e, para tanto, “muitas são as mudanças que estão ocorrendo e que serão gradativamente implantadas em sua gestão à frente da Seduc”.
Ao término da solenidade, o secretário inspecionou as dependências da escola e aproveitou para manter contato direto com professores, estudantes e pais de alunos, pois é uma oportunidade de ouvir as demandas da comunidade para o setor educacional.
A carga horária semanal é de 2.250 minutos, sendo que do total de 9h30 na escola, haverá 7h39 de aulas, que serão de 50 minutos, com 40 minutos de intervalo (20 pela manhã e os outros 20 à tarde). O estudante terá 1h20 para o almoço no refeitório da escola.
A professora Tamara Kasper é a coordenadora geral do programa e contará com a coordenação pedagógica de Adriana Nobre; Samantha Moreira, da área de infraestrutura; e na área de Gestão estará Elisângela Araújo.
Fonte: Secom