Março Lilás: campanha em Vilhena oferece serviços de saúde durante todo o mês

Iniciativa intensifica atividades voltadas à prevenção do câncer de colo uterino

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou nesta semana as atividades da campanha Março Lilás, que visa incentivar mulheres ao autocuidado e alertar para a importância da prevenção do câncer de colo uterino.

A iniciativa conta com a realização de ações, durante todo o mês, em todos os postos de saúde. Atividades educativas, realização de consultas e exames estão entre as atividades que serão desenvolvidas nos locais. A campanha é organizada pela Coordenação da Atenção Básica e se faz necessária por ser o câncer de colo do útero a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

“É uma campanha muito importante, pois fomenta a promoção à saúde das mulheres com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Durante todo o mês, estaremos desenvolvendo uma programação extensa com o intuito de ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e, com isso, conseguir detectar mais mulheres acometidas pela doença”, esclareceu o secretário de saúde, Wagner Borges.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do atendimento diferenciado durante o mês, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com horário estendido nos seguintes dias:

UBS Afonso Mansur – dia 07, de 19 às 22 horas;

UBS Industrial – dias 06 e 07, de 18 às 22 horas;

UBS Liro Hoesel – dia 08, de 18 às 22 horas;

UBS Vitalina Gentil – dia 08, de 16 às 21 horas;

UBS Leonardo Alves – dia 08, de 18 às 22 horas.