Operação Sentinelas Avançadas II do Projeto Rondon é lançada e irá atender 12 municípios de Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o compromisso com a iniciativa

Com o objetivo de promover inclusão social e atendimentos em diversas áreas, em 12 municípios do Estado, o Governo de Rondônia fez o lançamento da Operação “Sentinelas Avançadas II” do Projeto Rondon, em parceria com o Ministério da Defesa do governo federal. O evento reuniu autoridades, representantes nacionais, além dos prefeitos das localidades atendidas, na terça-feira (7), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. Durante o lançamento da Operação Sentinelas Avançadas II houve a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), que têm por finalidade firmar a parceria entre os órgãos e definir as responsabilidades entre as partes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o compromisso com a iniciativa. “Estamos empenhados em fortalecer a parceria com o Projeto Rondon, e contribuir com o bem-estar de nossas comunidades por meio dos atendimentos nas áreas de saúde, desenvolvimento social e empreendedorismo”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Operação Sentinelas Avançadas II irá mobilizar, no mês de julho, 252 professores e estudantes universitários conhecidos como “rondonistas”, que realizarão atividades práticas nas áreas de cultura, educação, saúde, meio ambiente, entre outras. O objetivo é capacitar as comunidades locais e promover o crescimento em diversos setores. Esta é a quinta vez que Rondônia recebe o projeto, sendo o segundo ano consecutivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O secretário-executivo do gabinete do governador, Coronel Raulino Ferreira, ressaltou a importância de receber a caravana. “É uma satisfação receber a caravana dos estudantes e professores do Projeto Rondon. Estamos empenhados em apoiar e colaborar com as atividades da Operação Sentinelas Avançadas II, visando o benefício às nossas comunidades”, pontuou.

PROJETO RONDON

O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial do governo federal, que busca fortalecer a cidadania e reduzir as desigualdades regionais. Durante o evento, o diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, representando o Ministro da Defesa, enfatizou que esse é um exemplo de cooperação.

“O Projeto Rondon é um exemplo de cooperação e compromisso com o desenvolvimento nacional. A participação dos estudantes universitários é fundamental para promover o engajamento cívico e a construção de um futuro mais justo e igualitário. O governo de Rondônia sempre se mostra muito disposto em receber o Projeto Rondon. Temos a certeza de sucesso nesse Estado, pois conseguimos ver o engajamento do Executivo Estadual e do povo rondoniense com as ações propostas”, afirmou William Georges.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

As equipes atuarão nos municípios de Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

Cada município receberá, por duas semanas, duas instituições com dez integrantes cada, sendo dois professores orientadores e oito alunos por universidade. As duas equipes trabalharão com “oficinas” práticas em diferentes áreas do conhecimento, dentre as quais: cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.