Estudantes participam do 1° dia de Enem 2023 em Rondônia

Mais de 30 mil rondonienses se inscreveram para fazer a prova do Enem neste domingo (5) em Rondônia.

Mais de 30 mil estudantes fazem o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste domingo (5) em Rondônia.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas são aplicadas em 24 cidades.

Os portões dos locais de prova do Enem foram abertos às 11h (no horário local), mas desde cedo as escolas já tinham concentração de alunos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em Ariquemes, as estudantes Leonir Chagas, Kayla Raiane, Flávia Nascimento chegaram na escola estadual Ricardo Cantanhede por volta de 8h30. O colégio é o que tem mais candidatos inscritos, entre os oitos locais.

As três estudantes são de Cujubim, cidade que fica a 120 quilômetros de Ariquemes. Devido à distância, elas precisaram sair cedo de casa e para driblar o tempo de espera (e o calor) na frente da escola, Leonir, Kayla e Raiane levaram várias garrafas com água. “As garrafas grandes com água também vão ajudar que fiquemos saindo durante a prova”, disse.

Em Ariquemes, outro candidato que chegou cedo para a prova foi Francisco Constantino, de 40 anos. “Essa é a segunda vez que eu faço o Enem na vida. Meu foco agora é cursar psicologia, por isso decidi tentar o exame”, contou entusiasmado.

Em Porto Velho, a movimentação foi intensa nos principais locais de prova, como na Escola João Bento, onde há 950 candidatos inscritos para o Enem.

A movimentação na capital também foi intensa na frente da faculdade Fimca.

Em Vilhena, cidade com mais de 2 mil alunos inscritos para o Enem 2023, a movimentação foi tranquila durante a manhã e não houve correria ou tumulto na reta final para o fechamento dos portões.

Na escola Marechal Rondon foi montado uma barraca para oferecer água aos estudantes. A Polícia Militar também acompanhou a entrada dos alunos.