Apagão volta atingir RO e causa colisão entre carros em Porto Velho

Motivo do acidente foi o semáforo desligado, disse um dos motoristas. Algumas cidades do Acre também foram atingidas pela falta de luz.

Rondônia e Acre ficaram sem energia elétrica por cerca de 1h, na tarde desta terça-feira (29), após um novo apagão atingir os dois estados em menos de 15 dias. Por causa da queda de luz, o trânsito de Porto Velho registrou lentidão e uma colisão entre dois carros, pois todos os semáforos da cidade ficaram desligados.

Além da capital de Rondônia, o apagão atingiu as cidades de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal e Pimenta Bueno. No Acre a falta de luz atingiu 11 cidades.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão ocorreu porque “houve a perda de 750 megawatts de carga nos dois estados”, porém ainda não se sabe a causa e o incidente será investigado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em Porto Velho os semáforos ficaram apagados por 1h nas princiapsi rodovias e dois carros colidiram entre as Avenidas Governador Jorge Teixeira e Sete de Setembro.

Os condutores, que estavam no local, disseram que o motivo do acidente foi a falta do funcionamento do semáforo.

O carro de passeio seguia pela Avenida Jorge Teixeira, sentido aeroporto, quando foi atingido por motorista que estava na Avenida Sete de Setembro.

Colisão de carros durante apagão em Porto Velho (Foto: Jheniffer Núbia /G1)Colisão de carros durante apagão em Porto Velho (Foto: Jheniffer Núbia /G1)

Colisão de carros durante apagão em Porto Velho (Foto: Jheniffer Núbia /G1)

O condutor do táxi relatou não ter visto o outro carro pelo fato de o semáforo estar com as luzes apagadas. Ele conta que atravessou a rua e não pensou que poderia se envolver em um acidente.

“O semáforo estava desligado, achei que dava para passar, mas o outro carro, que eu nem tinha visto, acertou o meu”, conta o taxista.

Após a colisão nas duas das principais avenidas o trânsito ficou congestionado.

Em uma nota, a ONS explicou sobre o apagão nos dois estados:

A partir das 15h48 iniciou-se uma série de desligamentos no sistema Acre-Rondônia, que resultaram na perda da interligação desse sistema com o Mato Grosso, das usinas de Santo Antônio, Jirau e Samuel, além do bipolo 2 do Madeira.

Houve a perda de 750 MW de carga nos dois estados, sendo 190 MW no Acre e 560 MW em Rondônia.

O restabelecimento das cargas teve início às 16h15 em Porto Velho (RO) e às 16h40 em Rio Branco (AC). Às 17h já estavam restabelecidas cerca de 85% da carga desses estados.

O ONS e os agentes estão analisando as possíveis causas da ocorrência, de forma que seja elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) na maior brevidade possível.