Coordenador da força-tarefa da Lava Jato fará palestra em Rondônia

O evento é uma realização da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em parceria com o Ministério Público Federal.

O coordenador da força-tarefa da operação Lava-Jato, procurador da República Daltan Dellagnol, fará palestra em Rondônia na abertura do curso da primeira turma de especialização em Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (Orcrim). O evento é uma realização da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) em parceria com o Ministério Público Federal e a previsão do curso é para o mês de agosto.

A nova pós-graduação, com carga horária de 420 horas, tem por escopo estudar as modernas ferramentas técnico-jurídicas para combate e controle da corrupção e das organizações criminosas.

Os magistrados que participarão do curso foram indicados de acordo com sua atuação em varas ou câmaras que lidam com processos que envolvam os temas centrais da pós-graduação. Junto com os demais 24 alunos a serem selecionados pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de convênio com o Poder Judiciário, iniciarão o curso em agosto.

No cronograma das disciplinas, temas como “Crime Organizado e Corrupção no Brasil e no Mundo”, “Sociedade, Corrupção e Organização Criminosa”, “Encarceramento, Facções Prisionais e Violência: Os Desafios do Sistema de Justiça Criminal”, “Colaboração Premiada”, “Contabilidade Forense” e “Cibercrime” serão ministrados por especialistas nacionalmente reconhecidos, a exemplo do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto, do juiz Alexandre Morais da Rosa, do Tribunal de Santa Catarina, e da doutora em sociologia Camila Caldeira Nunes Dias (USP).

De Tribunais de Contas estaduais, compõem o corpo docente Márcio Batista Marinot (ES), Francisco Júnior Ferreira da Silva e Omar Pires Dias (RO); e pelo Ministério Público, a especialização contará com o coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato, procurador da República Deltan Dallagnol, que fará a palestra de abertura.

O cronograma completo do curso, a matriz curricular, o corpo docente e outras informações podem ser visualizados na página da Orcrimno Portal da Emeron.