Prefeitura de Porto Velho intensifica campanha de volta às aulas com ações de segurança no entorno das escolas

Campanha é promovida durante todo o mês de fevereiro

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), realiza desde o início do ano letivo municipal, oficializado no dia 7 de fevereiro, a campanha de volta às aulas no entorno das escolas.

O Secretário da Semtran, Anderson Pereira, explica que as ações de prevenção e segurança têm sido intensificadas com a orientação de pais, alunos e pedestres.

“Os agentes da Semtran passam orientações relacionadas ao uso da faixa, principalmente para os pais e alunos que atravessam a rua em direção à escola, sobre a importância do uso da faixa de pedestre. A ação irá se repetir diariamente nas escolas, orientando também sobre embarque e desembarque e cuidados nas travessias. As equipes de fiscalização estão intensificando as ações diariamente, com o foco em organizar o trânsito e orientar também o condutor ao estacionamento correto de veículos particulares ou do transporte escolar”, detalhou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A campanha de volta às aulas ganha mais força com a integração de outros órgãos do sistema nacional de trânsito que são parceiros, como o Detran Rondônia, Batalhão de Trânsito da PM, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comitê Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito e Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (Agero).

Há também orientações sobre infrações como estacionar em locais proibidos

“A Semtran tem um papel fundamental no município, para a fluidez e segurança no trânsito. Vamos até o dia 29 deste mês de fevereiro intensificar as ações da campanha nos horários de entrada dos alunos nas escolas, quanto de saída. De manhã, das 7h às 7h45 e das 11h às 11h45. Já à tarde as ações acontecem das 12h45 às 13h30, e das 17h às 17h45”, conta o agente de trânsito, Joelmir Silva.

A atividade é uma maneira da instituição se aproximar cada vez mais da população estimulando uma mudança de cultura nos condutores. “Vamos chamar a atenção das pessoas sobre a importância de atitudes responsáveis e do cumprimento das leis de trânsito para que todos possam se deslocar em segurança”, destaca o agente.

Há também orientações sobre infrações como estacionar em fila dupla, em faixa de pedestres, em local proibido ou nas esquinas. “Essas são algumas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) mais comuns no entorno das instituições”, acrescentou o secretário, Anderson Pereira.