Novo material pode deixar tela de smartphones ‘inquebrável’

(Foto: Reprodução)

Pesquisadores da Queen’s University, no Canadá, desenvolveram uma técnica que pode acabar com uma das principais reclamações dos usuários: a fragilidade das telas de smartphones.

O novo material que pode ser usado nas telas é composto por moléculas que recebem o nome de “C60”, capazes de conduzir eletricidade e se destaca por sua leveza, durabilidade e facilidade de fabricar. Entre essas camadas estão o grafeno e o nitrito de boro hexagonal, que oferecem estabilidade e compatibilidade eletrônica. O C60, por sua vez, é capaz de transformar a luz do sol em energia, como explica o Daily Mail.

“Nossas descobertas mostram que esse novo material ‘milagroso’ possui propriedades físicas semelhantes ao silício, mas melhora a estabilidade química. a leveza e a flexibilidade, o que significa que eles podem ser usados em dispositivos inteligentes e serem muito menos propensos a quebrar”. explica Elton Santos, principal autor do estudo. Ele relata ainda que é possível que os dispositivos que usem o material tenham uma vida útil maior, gastem menos energia e ofereçam menos choques elétricos.

Os pesquisadores estão bastante animados, mas o material ainda não está pronto para ser usado. Por enquanto, a equipe busca solucionar pequenos problémas técnicos para garantir que o material tenha o chamado “intervalo de banda” e, assim, funcione completamente.

 

Fonte: Olhardigital