Moradores apoiam e ajudam em mutirão no bairro Pedrinhas

Trabalhadores, máquinas e caçambas mudam aspecto de ruas em toda a área

No tradicional bairro na região norte de Porto Velho, em que algumas ruas levam nome de padres e papas, os moradores do Pedrinhas foram surpreendidos nesta quinta-feira (9) quando servidores da prefeitura bateram às suas portas orientando para que fossem postos para fora tudo cujo destino fosse o descarte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O trabalho, que está se repetindo em vários bairros porto-velhenses, inclui varrição, capina, raspagem, roçagem e coleta de entulhos. O trabalho de limpeza geral, segundo Maria de Fátima Sobrinho, da Semusb, deve ser concluir no sábado. De um lado, homens e mulheres com vassoura, enxadas, pás e ciscadores. De outro, tratores e caçambas compõem o cenário que era observado pelos moradores depois de retirarem seus entulhos – troncos e galhos de árvores, sofás, máquinas de lavar, geladeiras e pneus velhos etc..

Vandir Borges dos Santos, que reside há mais de 30 anos à rua Presidente Dutra, no Pedrinhas, depois de descartar um sofá velho disse que não lembrava a última limpeza do tipo por ali. “Sinceramente, não me lembro quando foi o último trabalho desse tipo”. Ela se disse surpresa quando, “primeiro, a prefeitura nos procurou, dizendo que iria limpar; depois, em seguida, já vieram com as equipes e o maquinário. É muito bom”, comemorou.

Ratos

Residente à rua Padre Pasquali de Paolo desde que nasceu, João Nascimento informou que o bairro Pedrinhas, além de antigo e tradicional, “acomoda os prédios públicos mais importantes, como o Palácio Rio Madeira, associações, sindicatos entre outros. Tem um grande prédio ali na esquina, por exemplo, que há mais de 30 anos guarda ferros velhos, tem canos estourados onde há proliferação de ratos, oferecendo sérios riscos à saúde”.

Ainda de acordo com Irmão João, como é conhecido Nascimento, a última operação desse tipo por aqui está com mais de quatro anos. A prefeitura está de parabéns por isso”. Além da sua rua, a de Paolo, há também a Padre Francisco Pucci (Padre Chiquinho) e a Papa Pio 12, que vão até a avenida Governador Jorge Teixeira.

Para o subsecretário municipal de Serviços Básicos, Wellen Prestes, o importante é que estamos, segundo diretrizes e determinação do prefeito dr Hildon, trabalhando, em alguns casos para recuperar e, em outros, para melhorar a situação dos bairros de Porto Velho”.

Fonte: Comdecom