“Vocês chegam para pesar em gastos”, diz juiz a servidores em posse

Juiz secretário-geral do TJ/RO causou polêmica ao afirmar que os novos servidores representam um gasto para o tribunal, gerando críticas de entidades do setor

O juiz secretário-geral do TJ/RO, Rinaldo Forti Silva, em cerimónia de posse de novos servidores, disse que os recém-chegados representavam um gasto ao tribunal. “Quando vocês entram na instituição, vocês pesam negativamente no número de gastos, em relação ao número de processos. Não é que chegam para somar, vocês chegam para pesar em gasto.”

A fala repercutiu e foi criticada por entidades do setor. A Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados, repudiou a declaração, chamado de “inaceitável e desrespeitosa”. Para a federação, ainda, a fala foi segregacionista e discriminatória, “como se a categoria fosse um peso, uma despesa desnecessária ao orçamento do tribunal”.

“A Fenajud considera um verdadeiro absurdo a fala infundada direcionada à categoria. Tal declaração, que sugere a categoria como vilões, denota uma falta de compreensão sobre o papel fundamental desses servidores efetivos na prestação de serviços essenciais à sociedade. Estes, que se dedicaram anos a fio para aprovação nesses cargos, no concurso público, que movem à justiça e são essenciais para a sociedade, merecem respeito.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a entidade, a fala do magistrado direcionada aos recém-empossados, demonstra desrespeito à dignidade e ao compromisso firmado por esses indivíduos quando decidiram fazer parte do Poder Judiciário, um dos Poderes mais importantes do país.

Na íntegra do discurso, o juiz também profere palavras de incentivo e boas-vindas aos aprovados. Confira.