Tambaqui de Rondônia encanta paladares em São Paulo

Mostra gastronômica com o pescado amazônico fez parte do Festival Internacional do Tambaqui

O peixe Tambaqui, produzido em Rondônia foi a base de uma mostra gastronômica nesta segunda-feira, 23, na Casa dos Bares e Restaurantes, espaço da Abrasel em São Paulo-SP. O evento, que faz parte do Festival Internacional do Tambaqui, realizado anualmente por entidades de Rondônia, buscou apresentar o potencial do pescado amazônico para a culinária nacional.

O cardápio foi capitaneado por chefs do restaurante paulista Da Selva, especializado em comida amazônica e pelo chef Sassaki Régis, especialista em comida japonesa, que uniu o sabor da cozinha oriental com a leveza e suculência do pescado rondoniense. O resultado, uma verdadeira experiência para os convidados. “O Tambaqui tem um sabor único, difícil resistir ou comer um só”, disse Larissa Morales, assadora e influencer de culinária em São Paulo.

“Nós temos apresentado o nosso Tambaqui em todos os lugares do mundo. É um peixe com um sabor inigualável, diferente mesmo e muito versátil. Fica bem frito, cozido ao molho, assado em bandas (metade do peixe), é uma experiência comer esse peixe. Esse ano a costelinha de Tambaqui foi premiada na Seafood em Boston, como o melhor novo produto para foodservice. Então, onde ele vai é destaque e quem experimenta jamais esquece”, argumentou Marcos Rocha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior produtor de peixes nativos, sendo o Tambaqui a espécie mais produzida com cerca de 57 mil toneladas produzidas em 2022 (fonte Anuário Peixe BR 2023). O Tambaqui de Rondônia é produzido em tanques de cultivo, com manejo adequado, alimentação à base de ração, controles de qualidade de água, cumprindo todas os processos de sustentabilidade ambiental.

O diretor-superintendente do Sebrae Rondônia enfatizou que há pelo menos 20 anos a instituição mantém regularmente investimentos na piscicultura peixes nativos, ora capacitando produtores de Tambaqui com consultorias, ora investindo na busca de novos mercados para a produção local. “O Sebrae está ao lado do piscicultor de Tambaqui desde o início, porque entende que a piscicultura é um dos grandes segmentos do agro, gerador de trabalho e renda para nossa sociedade”, explicou.